Super Mario Bros. - Mitologia e Simbolismo
O personagem Mario apareceu no arcade Donkey Kong da Nintendo em 1982, quando ainda se chamava Jumpman. Em 1983 ganha um jogo próprio, Mario Bros, e desde surgiram vários outros games de sucesso que continuam a ser lançados.
Brincando de Dan Brown, vamos interpretar o simbolismo nos jogos da série Mario Bros.
Salvar a princesa - Salvar a princesa Peach pode significar a busca pela própria essência, o puro eu, aprisionado no castelo ilusório do falso eu, da personalidade egoísta. Em outras histórias a princesa também representa a consciência, bela, porém adormecida, presa no interior do castelo, esperando para ser despertada. A busca pela princesa representa também a própria busca do masculino pelo feminino, ou, a nível pessoal, a busca pelo equilíbrio.
Derrotando o dragão - Bowser, o Rei Koopa, uma tartaruga dragonizada representa os vícios, o eu Bestial, que deve ser derrotado para se resgatar o verdadeiro eu. Bowser é grande representando o ego inflado e a megalomania e é bestial representado a corrupção causada pelos vícios. No primeiro jogo o papel de Donkey Kong era similar ao de Bowser.
Cogumelos - Na série, o herói Mário aumenta seu tamanho ao ingerir cogumelos, em alguns jogos, os cogumelos são visivelmente o Amanita Muscaria, um cogumelo alucinógeno. Fugindo de qualquer discussão sobre drogas, apontemos apenas que a referência à psicodelia é também uma referência ao imaginário. No mundo dos sonhos e da imaginação, o herói cresce ao buscar soluções para seus enigmas.
Flor - No jogo, A Flor de Fogo também dá poderes ao herói. A Flor de Fogo lembra um girassol, representa a conexão com o cosmos e com a natureza. A energia solar que anima a vida no planeta, a relação de cada ser com o universo.
Estrela - Quando alcança a estrela, Mario fica invencível. A estrela de cinco pontas remete ao pentagrama que contém os quatro elementos: Fogo, Água, Terra, Ar e Espírito. A estrela torna Mário invencível, numa referência às habilidades e proezas possíveis àquele que domina os quatro elementos, que atingiu o equilíbrio de suas energias. De fato, Mário passe por fases no solo; fases aquáticas, debaixo da água; no ar, saltando sobre plataformas; e contra o fogo, evitando a lava e bolas de fogo.
Canos e túneis - O herói Mário é um bombeiro encanador que entra dentro de canos enormes como se fosse túneis e depois reaparece saindo de um deles em outro local. A entrada no túnel, encanamento, caverna, simboliza a morte, a morte de uma fase, de um momento. Ao reaparecer saindo do encanamento, o herói ressurge com um novo ponto de vista conquista pela vitória sobre a escuridão. É o ressurgimento da Fênix, é a saída de Jonas de dentro da baleia.
Tijolos flutuando - Na série de jogos existem blocos de tijolos no ar, flutuando. É a ilusão da matéria, relacionada a preceitos platonistas e gnósticos. Sempre saltando e quebrando tijolos, Mario tem que superar a matéria para atingir seus objetivos.
Maluquice? Segundo o psquiatra Carl Jung (falecido em 1961), alguns sistemas simbólicos seriam comuns a todos os seres humanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário